segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A pessoa com deficiência na minha história de vida  

Durante o primeiro e o segundo graus (LDB de 1971) tenho muito poucas recordações de pessoas deficientes, o acesso a eles era muito limitado, mas me lembro de um menino que teve paralisia infantil, e usava muletas para andar, ele cursou o ensino fundamental e no ensino médio não me lembro de pessoas deficientes na escola em que estudava, na família toda, tando do lado de meu pai, quanto de minha mãe também não tinha pessoas deficientes.
Indo para o Ensino Superior, a minha formação no curso de Licenciatura em Pedagogia ocorreu entre os anos de 2009 e 2011. Na realização do estágio docente, pude observar a realidade da escolas públicas, entre elas cito algumas: uma escola municipal, onde alunos deficientes incluídos nas salas regulares não recebiam nenhum tipo de apoio especializado, e a atuação docente era a mesma para todos, independente da deficiência. Na APAE durante o estágio passei por várias salas e tive contato com alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual e Mental.
E no trabalho, temos contato com três alunos deficientes físicos e um aluno cego, dois deles no ensino médio e dois no superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário